Bandeira de Butão

Bandeira Butão, Bandeira Butão
Rácio de aspecto:
2:3
Símbolo vexilológico:
Bandeira nacional em terra
País:
Butão
Capital:
Thimphu
Tamanho:
46.500 km²
População:
2.185.569
Continente:
Ásia
Línguas:
Dzongkha (língua oficial), inglês como língua nacional oficial
Moeda:
Ngultrum (BTN); Rúpia Indiana (INR)
Bandeira adoptada em:
07.06.1972

Mais vendido da nossa loja principal

Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A bandeira é conhecida desde o século XIX. Está dividido diagonalmente, e mostra um dragão branco no meio ? acima de tudo o resto. A palavra tibetana para Butão é "Druk Yul", que significa "Reino do Dragão". A bandeira apresentava originalmente as cores laranja-vermelho e vermelho-castanho. Por volta de 1962, foram feitas alterações à bandeira. O dragão acima da divisão diagonal olha agora para longe do mastro da bandeira, e o castanho-avermelhado na bandeira foi substituído pelo amarelo açafrão. O dragão segura uma esfera em cada uma das suas presas, e representa o universo. Diz-se que a esfera que o dragão segura um pouco para cima é o globo, e em algumas representações as chamas até rebentam dele. O amarelo açafrão, como em todo o Extremo Oriente, representa o poder temporal do rei, e o vermelho alaranjado representa o poder espiritual do budismo. A cor branca encarna a limpeza e a honestidade. A bandeira é também frequentemente exposta no formato 2:3. O emblema nacional do Butão foi redesenhado em 1980. Aparece exclusivamente nas cores preto e branco. Mostra o "Khorlo", a roda budista da doutrina, ou roda da lei, um símbolo do poder da monarquia. A roda é protegida por dois dragões. Eles representam a autoridade secular e espiritual, respectivamente. Por baixo da roda, entre os dragões, encontra-se uma flor de lótus, um emblema budista. Acima da roda está a pedra preciosa "Umbrella". De acordo com outras fontes, esta imagem é um guarda-sol, um emblema budista de protecção, mas esta interpretação é provavelmente uma tradução literal algo infeliz da palavra "guarda-chuva". Os quatro cantos do brasão de armas são para as províncias do Butão.

Texto cortesia de Flaggenlexikon.de

Diagonalmente dividido; o triângulo superior é amarelo açafrão, o inferior alaranjado. Na linha divisória está um dragão desenhado a preto e branco a afastar-se do mastro da bandeira.

Significado

O amarelo açafrão simboliza a realeza. O dragão está profundamente enraizado na mitologia do país do Butão, onde o trovão era considerado o grito dos "dragões trovão" (Druk). A sua cor branca simboliza a sua pureza. O rosnar da cabeça do dragão simboliza a sua força. As suas garras seguram jóias, que simbolizam a riqueza. Este dragão protege o reino do Butão (que é chamado 'Druk' em nepalês). Um mosteiro chamado Druk teve origem por volta de 1200 e os membros deste grupo religioso foram consequentemente chamados Drukpas. Orange é representante do mosteiro de Drukpas e da fé budista. A divisão diagonal igual da bandeira simboliza a simbiose harmoniosa entre a casa real dos Wangchuks e a religião.

Hino

Compositor: Aku Tongmi Lírico: Gyaldun Dasho Thinley Dorji

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.