Bandeira de Bélgica

Bandeira Bélgica, Bandeira Bélgica
Rácio de aspecto:
13:15
Símbolo vexilológico:
Bandeira cívica e bandeira comercial
País:
Bélgica
Capital:
Bruxelas
Tamanho:
30.528 km²
População:
10.348.276
Continente:
Europa
Línguas:
Neerlandês (aprox. 6,1 milhões), francês (aprox. 4,1 milhões), alemão (aprox. 0,07 milhões)
Moeda:
Euro (EUR)
Bandeira adoptada em:
11.10.1831

Mais vendido da nossa loja principal

Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A bandeira da Bélgica é constituída por três riscas verticais: preta, amarela e vermelha.

O artigo 193.º da Constituição menciona as cores, as armas e o lema nacional:

"A nação belga adopta as cores vermelha, amarela e preta, e como armas o leão do Reino da Bélgica com o lema: A união faz a força".

Em 30 de setembro de 1830, o governo provisório adoptou oficialmente a bandeira nacional, que inicialmente tinha uma disposição horizontal das cores. A disposição vertical e a cor preta no mastro foram finalmente adoptadas em 12 de outubro de 1831.

As dimensões da bandeira foram fixadas em 2,60 m de altura e 3 m de largura, o que corresponde à proporção das antigas bandeiras que representavam as armas do titular.

As cores da bandeira belga são as do escudo do antigo Ducado de Brabante, que, enquanto existiu, eram também as da Província de Brabante e continuam a ser as armas pequenas da Bélgica.

Representa um leão dourado (amarelo) sobre um fundo arenoso (preto), armado (garras) e a definhar (língua) Gules (vermelho).

As mesmas cores, dispostas de forma diferente, eram aliás as do Condado da Flandres, o primeiro dos principados das "terras planas" a fazer definitivamente parte dos Estados dos Duques de Borgonha da Casa de Valois, graças ao casamento do Duque Philippe le Hardi com Margarida da Flandres (o casamento foi celebrado em 1369, mas só em 1384 é que Margarida se tornou Condessa da Flandres, Artois, Nevers, Rethel e do (Franche-)Comté de Bourgogne Masculino, após a morte de seu pai Louis de proprio jure).

O Condado de Flandres e as actuais províncias da Flandres Oriental e da Comunidade Flamenga ostentam ainda um leão armado de zibelina e languido de gules, ou seja, o mesmo brasão de Brabante com a permutação do amarelo e do preto.

**Estas cores significam "força" (preto), "sabedoria" (amarelo) e "coragem" (vermelho).

Oficialmente, as dimensões da bandeira foram fixadas em 2,60 m de altura e 3 m de largura, o que dá um rácio invulgar de 13:15. Para uso civil, é mais comum um rácio de 2:3 e, além disso, o rácio exato não é especificado pela Constituição.

Por cima do Palácio Real de Bruxelas, encontra-se uma bandeira com um rácio de 4:3, por razões estéticas, tendo em conta a perspetiva da bandeira vista de baixo. Sob as arcadas do Cinquentenário, encontra-se frequentemente uma grande bandeira com um desenho semelhante.

Hino

Compositor: François van Campenhout (1779-1849) Lírico: Charles Rogier (1800-1885), R. Herrmann
Letra de música:

Nobre Bélgica, país eternamente amado,

A ti pertencem os nossos corações, os nossos braços.

Pelo sangue puro que correu por ti, Pátria,

Nós juramos a ti com um grito unânime, Tu viverás!

Grande e bela viverás sempre,

E o lema eterno da vossa inquebrável unidade

da tua inquebrantável unidade será:

Pelo rei, direito e liberdade!

Pelo Rei, justiça e liberdade!

Pelo rei, direito e liberdade!

Cores das bandeiras

Schwarz
HEX
#000000
RGB
0, 0, 0
CMYK
0, 0, 0, 100
Pantone
Black
Gelb
HEX
#FDDA24
RGB
253, 218, 36
CMYK
0, 6, 87, 0
Pantone
Gelb 115
Rot
HEX
#EF3340
RGB
239, 51, 64
CMYK
0, 86, 63, 0
Pantone
Rot 32

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Bélgica

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira Bélgica
A bandeira nacional da Bélgica é um símbolo da unidade do país. Foi utilizada pela primeira vez como símbolo oficial do país em 1831. A bandeira apresenta três riscas horizontais com as cores preta, amarela e vermelha, que representam igualmente as cores do brasão de armas belga.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira Bélgica
A bandeira nacional da Bélgica foi utilizada pela primeira vez em 1831, aquando da independência do país. É constituída por três riscas horizontais com as cores preta, amarela e vermelha. As cores da bandeira simbolizam os antigos países da Bélgica, Brabante, Flandres e Liège.
É assim que uma IA descreve a bandeira Bélgica
A bandeira nacional da Bélgica é constituída por três riscas verticais de igual dimensão. A faixa superior é preta, a faixa intermédia é amarela e a faixa inferior é vermelha. No centro da bandeira, encontra-se uma estrela branca de cinco pontas. As cores preta, amarela e vermelha simbolizam a origem da nação belga a partir dos países Alemanha, Países Baixos e França. A estrela de cinco pontas representa as cinco regiões do país: Flandres, Valónia, Bruxelas, Bélgica Oriental e Bélgica germanófona.

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.