Bandeira de Azerbaijão

Bandeira Azerbaijão, Bandeira Azerbaijão
Rácio de aspecto:
1:2
Símbolo vexilológico:
Bandeira nacional em terra e no mar
País:
Azerbaijão
Capital:
Baku
Tamanho:
86.600 km²
População:
7.868.385
Continente:
Ásia
Línguas:
Azeri (língua turca), desde 1992 novamente escrita latina
Moeda:
Manat do Azerbaijão (AZM)
Bandeira adoptada em:
04.02.1990
Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A bandeira do Azerbaijão foi criada pelo poeta Ali Bey Hussein Zade no início do século XX, adoptada pelo Partido Musavat e adoptada como bandeira do Estado do Azerbaijão independente em 25.08.1918. Quando o Exército Vermelho ocupou o país em 1920, foi adoptada uma bandeira vermelha com iniciais douradas para a República Socialista Soviética do Azerbaijão, formada em 28.04.1920, que se manteve nesta forma até à formação da Federação Transcaucasiana, que incluía o Azerbaijão, em 1922. De 1922 a 1936, a bandeira da Federação era também uma bandeira vermelha. Não era muito diferente da bandeira da Rússia Soviética entre 1918 e 1924. A estrela com a foice e o martelo estava no leque da bandeira e, num semicírculo à sua volta, estavam as iniciais da Federação. Após o fim da Federação, o Azerbaijão aderiu à URSS e adoptou uma bandeira semelhante às utilizadas por todas as repúblicas soviéticas a partir de 1937: bandeiras vermelhas com as iniciais douradas, complementadas com o martelo, a foice e a estrela dourados. Em 1952, foi adoptada uma nova bandeira. Trata-se de um desenho do pintor K. M. A. Kjazimzade, de cor vermelha sólida com uma estreita faixa horizontal azul na parte inferior, que representa o Mar Cáspio. Junto ao mastro, a bandeira ostentava os símbolos do comunismo, o martelo, a foice e a estrela de cinco pontas, em dourado, a meio da faixa vermelha. A bandeira de 25.08.1918 foi reintroduzida em 05.02.1991. Apresenta três faixas horizontais em azul, vermelho e verde, com uma lua crescente branca e uma estrela de oito pontas branca na faixa central vermelha. As oito pontas da estrela branca representam os azeris (Azerbaijão), os turcos, os tártaros, as três tribos do Cazaquistão, os uzbeques e os turcomanos. Existem duas teorias sobre a interpretação das cores: 1. o azul claro simboliza o céu, o vermelho representa a liberdade e o verde a fertilidade da terra. 2. o azul claro é a cor dos azeres e, por conseguinte, exprime a sua pertença ao grupo dos povos turcos, o vermelho representa o desenvolvimento cultural e o verde a fertilidade da terra. A cor verde, a lua crescente e a estrela são também símbolos islâmicos. O atual brasão nacional do Azerbaijão foi adotado em 1991. É redondo e apresenta três círculos concêntricos de cor verde, vermelha e azul. Por cima, sobre todos eles, uma grande estrela branca de oito pontas com chamas vermelhas no centro. Supõe-se que estas representam o zaratustrismo e os campos petrolíferos de Baku, respetivamente. Por baixo do brasão, uma coroa de ramos de carvalho e espigas de cereais.

Texto cortesia de Flaggenlexikon.de

Três riscas horizontais iguais (azul, vermelha e verde); uma lua crescente e uma estrela de oito pontas, em branco, encontram-se no centro da risca vermelha.

Significado

O azul é frequentemente associado aos povos turcos. A risca vermelha pode ser historicamente associada à influência europeia e russa (soviética). O verde é a cor do Islão. O crescente e a estrela brancos podem ser atribuídos à ligação historicamente estreita com a Turquia.

Hino

Compositor: Uzeyir Hajibeyov Lírico: Ahmed Javad

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Azerbaijão

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira Azerbaijão
A bandeira do Azerbaijão foi adoptada em 5 de novembro de 1990 e é um símbolo da independência do país. É constituída por três faixas horizontais com as cores azul, vermelha e verde. A faixa azul superior simboliza a ascendência turca do país, a faixa vermelha central representa o sangue dos azeris derramado na luta pela liberdade e a faixa verde inferior simboliza a religião islâmica do país.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira Azerbaijão
A bandeira nacional do Azerbaijão foi introduzida em 9 de novembro de 1918 e é uma das bandeiras nacionais mais antigas do mundo. É constituída por três riscas verticais iguais, de cores azul, vermelha e verde, cada uma das quais representa um terço da bandeira. As cores simbolizam a Turquia, a República Islâmica do Irão e a Revolução Russa. A estrela e o crescente brancos da bandeira simbolizam o Islão, a religião da maioria dos azerbaijaneses.
É assim que uma IA descreve a bandeira Azerbaijão
A bandeira nacional do Azerbaijão é constituída por três faixas horizontais iguais, com as cores azul, vermelha e verde. A faixa azul superior simboliza a Turquia, a faixa vermelha central representa a independência e a faixa verde inferior representa a religião islâmica. No centro da bandeira encontra-se um crescente branco e uma estrela de oito pontas, ambos representando a cultura do Azerbaijão.

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.