Bandeira de Burquina Faso

Bandeira Burquina Faso, Bandeira Burquina Faso
Rácio de aspecto:
2:3
Símbolo vexilológico:
Bandeira nacional em terra
País:
Burquina Faso
Capital:
Ouagadougou
Tamanho:
274.000 km²
População:
13.574.820
Continente:
África
Línguas:
Francês; língua franca Mooré, Djoula, Fulfulde
Moeda:
Communaute Financiere Africaine Franc (XOF
Bandeira adoptada em:
03.08.1984

Mais vendido da nossa loja principal

Burkina Faso Aufnäher / Patch

Burkina Faso Aufnäher / Patch

2,90 €

Mostrar na loja
Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A bandeira do Alto Volta foi introduzida em 09.12.1959 e adoptada para o Alto Volta independente. Apresenta três riscas horizontais em preto, branco e vermelho. As três cores representavam os três braços do rio Volta (Volta Vermelho, Volta Branco e Volta Preto).

Após o golpe de Estado de Sankara (04.08.1983), o Alto Volta passou a chamar-se Burkina Faso (Terra dos Incorruptíveis) exatamente um ano depois, e a bandeira anterior foi abolida por ser um símbolo alegadamente neocolonialista. A nova bandeira foi assim introduzida em 04.08.1984. Apresenta as cores pan-africanas, duas riscas horizontais em vermelho e verde com uma estrela amarela no meio. A estrela pretende simbolizar o carácter revolucionário dos novos governantes. O verde representa a fertilidade do país e o vermelho o sangue derramado na luta pela independência.

As cores verde, amarelo e vermelho são as cores pan-africanas: por volta de 1900, teve início o movimento pan-africanista, que pretendia realçar os pontos comuns de todos os povos de cor de pele negra. A unidade política de África é representada pela tríade de cores verde-amarelo-vermelho, que muitos Estados africanos adoptaram nas suas bandeiras após a independência. O primeiro país a fazê-lo foi o Gana, em 1957, que é considerado a origem das cores nacionais da Athiopia (Abissínia), o mais antigo Estado independente de África.

Em 04.05.1961, foi adotado um brasão de armas nacional. Consistia num escudo azul com um escudo mais pequeno (escudo-coração) no centro, com as cores nacionais e as iniciais douradas do país (RHV ? République de Haute-Volta). À esquerda e à direita do escudo em forma de coração, um cavalo branco como suporte do escudo, por baixo plantas de sorgo e duas enxadas. Atrás do escudo em forma de coração, duas lanças cruzadas e, por cima, o lema do Estado numa faixa: "Unité, Travail, Justice" => "Unidade, Trabalho, Justiça". Na sequência do golpe de Lamizana (04.01.1966), o brasão foi alterado em 1967. O escudo azul foi retirado, as plantas de sorgo foram deslocadas para a esquerda e para a direita. Em vez das enxadas, surgiu um livro aberto. A faixa por cima do escudo em forma de coração ostenta o nome do país. Por baixo do escudo, foi acrescentada uma faixa com o novo lema do Estado: "Unité, Progress, Justice" => "Unidade, Progresso, Justiça". Em 4 de agosto de 1984, foi adotado um novo brasão marxista com a nova bandeira. Apresenta agora uma roda dentada vermelha com um fundo amarelo, na qual se encontram uma enxada cruzada com uma metralhadora (Kalashnikov), um livro aberto e uma estrela vermelha. À esquerda e à direita, a roda dentada está rodeada por plantas de sorgo e, por baixo, encontra-se uma faixa com o novo lema nacional: "La Patrie ou la Mort, nous vaincrons" => "Pátria ou morte, conquistamos".

É provável que o Burkina Faso tenha introduzido um novo brasão, "cívico", por ocasião de uma nova constituição em 1991. Corresponde ao brasão de armas de 1967 a 1984, mas o escudo em forma de coração mostra a bandeira atual, ainda válida, de 1984.

Texto cortesia de Flaggenlexikon.de

Duas riscas horizontais iguais (vermelha e verde) com uma estrela de cinco pontas amarela no centro, utilizando assim as cores populares pan-africanas da Etiópia.

Hino

Compositor: Thomas Sankara Lírico: Thomas Sankara

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Burquina Faso

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira Burquina Faso
A bandeira do Burkina Faso é constituída por duas faixas horizontais de igual tamanho, uma faixa superior vermelha e uma faixa inferior verde. A faixa vermelha simboliza a coragem e a independência do país, enquanto a faixa verde representa a esperança e a fertilidade do país. No centro da bandeira encontra-se uma estrela amarela, que simboliza a unidade do país.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira Burquina Faso
A bandeira nacional do Burkina Faso foi introduzida em 4 de agosto de 1984. Contém as cores vermelha, verde e amarela, que também eram utilizadas na bandeira do antigo Alto Volta. A bandeira simboliza a unidade do país e a esperança de um futuro melhor.
É assim que uma IA descreve a bandeira Burquina Faso
A bandeira nacional do Burquina Faso é constituída por duas faixas verticais de igual altura nas cores vermelha e verde. A faixa vermelha da esquerda é duas vezes mais larga do que a faixa verde da direita. No centro da bandeira, encontra-se o símbolo de uma estrela branca de cinco pontas. Em cada uma das pontas da estrela há um pentágono amarelo. A bandeira simboliza a revolta popular que culminou na revolução de 1983. A faixa vermelha representa o sangue derramado na luta, enquanto a faixa verde remete para a esperança num futuro melhor.

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.