Bandeira de China

Bandeira China, Bandeira China
Rácio de aspecto:
2:3
Símbolo vexilológico:
Bandeira nacional no mar, bandeira civil e bandeira de serviço em terra
País:
China
Capital:
Pequim (Pequim)
Tamanho:
9.597.995 km²
População:
1.298.847.624
Continente:
Ásia
Línguas:
Chinês padrão (\Putonghua\), além de mais de uma centena de línguas e dialectos minoritários diferentes
Moeda:
Yuan (CNY)
Bandeira adoptada em:
30.09.1949

Mais vendido da nossa loja principal

China Flagge Premium Querformat

China Flagge Premium Querformat

39,00 €

Mostrar na loja
Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A bandeira do Império Chinês era amarela sólida com um dragão azul no centro. A cor amarela é a cor do povo da Manchúria e também da dinastia Qing da Manchúria, que governou a China de 1644 a 1912. O dragão representa o Oriente. A bandeira de estilo europeu só foi introduzida em 1880. Antes disso, as bandeiras chinesas tinham a forma de galhardetes.

Em 1912, a monarquia foi derrubada e a república foi proclamada. Neste contexto, foi introduzida uma nova bandeira. Apresentava cinco riscas horizontais em vermelho, amarelo, azul, branco e preto. As cinco cores deveriam representar as cinco raças da China: Vermelho = Chineses Han, Amarelo = Manchurianos, Azul = Mongóis, Branco = Tibetanos, Preto = Turquestão (Uigures). Significativamente, o vermelho dos Han, o novo povo portador do Estado, estava no topo.

Já em 1895, um movimento reformista tinha-se organizado, a Sociedade Chinesa de Regeneração. A bandeira desta organização era azul sólido, com um sol branco de doze raios no centro. Em 1912, foi fundado o Partido Republicano Nacional Guomindang. O Guomindang escolheu uma bandeira vermelha sólida com a bandeira azul da Sociedade de Regeneração no canto superior. Numa longa guerra civil, o Guomindang acabou por vencer em 1928. A bandeira do Guomindang tornou-se a nova bandeira nacional.

Em 1935, os comunistas conseguiram estabelecer-se na província de Shanxi. O seu "Exército Popular de Libertação" utilizou uma bandeira vermelha sólida com uma estrela dourada no canto superior e os números "1" e "8". Esta bandeira é ainda hoje a bandeira naval e de guerra da China Vermelha. Em 1931, os japoneses ocuparam a Manchúria, criando o Estado satélite de Manchukuo. Em 1937, eclodiu a Segunda Guerra Sino-Japonesa e o Japão ocupou grande parte da China. Foi estabelecido um governo pró-japonês para a China em Nanquim (Nanjing) até 1945, ano em que os japoneses partiram. Este governo continuou a utilizar a bandeira do Guomindang, mas com a adição de um galhardete amarelo que incluía as palavras: "Paz e Anti-Comunismo". Na guerra civil que se seguiu, que durou até 1949, os comunistas prevaleceram contra o Guomindang. O Guomindang conseguiu fugir para Taiwan. Ainda hoje, a ilha utiliza a bandeira do Guomindang.

Em 1 de outubro de 1949, os comunistas vitoriosos fundaram a República Popular da China e introduziram uma nova bandeira. Trata-se de uma bandeira vermelha sólida com uma estrela grande e quatro pequenas estrelas douradas de cinco pontas no canto superior. O vermelho representa o comunismo, mas continua a representar os Han. As cinco estrelas simbolizam a China, a Manchúria, a Mongólia, o Sinkiang (Turquestão Oriental) e o Tibete, mas também o partido comunista e as quatro classes trabalhadoras: operários, camponeses, pequenos burgueses e "capitalistas patrióticos".

Texto cortesia de Flaggenlexikon.de

Vermelho com uma estrela grande e quatro estrelas de cinco pontas mais pequenas.

Significado

O vermelho simboliza tanto a revolução comunista como a cor da histórica dinastia Han (206 a.C.). A estrela grande simboliza o Partido Comunista Chinês, enquanto as quatro estrelas mais pequenas representam as quatro classes sociais da China (operários, camponeses, pequenos burgueses e os chamados "capitalistas patrióticos"). A bandeira existe desde 1949.

Hino

Compositor: 聂耳 (Niè Ěr) Lírico: 田汉 (Tián Hàn)

Cores das bandeiras

Rot
HEX
#EE1C25
RGB
238, 28, 37
CMYK
0, 88, 84, 7
RAL
3026
Pantone
186
Gelb
HEX
#FFFF00
RGB
255, 255, 0
CMYK
0, 0, 100, 0
RAL
1026
Pantone
102

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de China

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira China
A bandeira da República Popular da China é um símbolo da unidade do país e da sua unidade enquanto nação. A bandeira é constituída por um fundo vermelho com uma estrela dourada e quatro estrelas douradas mais pequenas num semicírculo. A estrela dourada representa o Partido Comunista da China, enquanto as quatro estrelas mais pequenas simbolizam as quatro classes da sociedade chinesa. A bandeira do país tem sido utilizada como símbolo oficial da República Popular da China desde 1949.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira China
A primeira bandeira nacional da China foi introduzida em 1912, aquando da fundação da República da China. Era constituída por um fundo vermelho com um crescente branco e um símbolo de cinco estrelas. Este símbolo tornou-se mais tarde a representação do Movimento das Cinco Estrelas, que representa o Partido Comunista Chinês. Em 1949, foi introduzida a atual bandeira nacional da China, constituída por um fundo vermelho com quatro estrelas amarelas. A estrela maior simboliza o Partido Comunista, enquanto as outras três estrelas representam a classe operária, o campesinato e o exército.
É assim que uma IA descreve a bandeira China
A bandeira nacional da China é um quadrado vermelho com um grande emblema dourado de cinco estrelas no canto superior esquerdo. As cinco estrelas simbolizam a nação, a República Popular da China, o Partido Comunista da China, a classe operária, o povo camponês e a aliança de todos os grupos étnicos. A bandeira nacional da China é um símbolo da unidade e do progresso do país. É um símbolo do patriotismo e da solidariedade do povo chinês.

Bandeiras fora China

Cidades

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.