Bandeira de Dinamarca
Ouvir o hino
Conhecimentos de base
A bandeira em forma de cruz era a marca distintiva dos cruzados na Idade Média, mas a bandeira da Dinamarca assumiu desde cedo a forma típica escandinava com um braço estendido da cruz. Assim, existe uma cruz branca sobre um fundo vermelho, deslocada para o lado do mastro. A bandeira dinamarquesa é também conhecida como "danebrog" e é uma das bandeiras nacionais mais antigas do mundo. É provavelmente a bandeira mais antiga e tem-se mantido inalterada desde a sua introdução. Segundo a lenda, apareceu ao rei dinamarquês Waldemar II em 15.06.1219 durante a batalha de Reval (contra os estónios) e ajudou os dinamarqueses a vencer, mas existem outras explicações para a sua origem.
O brasão nacional dinamarquês apresenta três leões azuis e nove corações vermelhos sobre um escudo dourado. É conhecido nesta forma desde o rei Waldemar I (1157?1182). Após a separação da Noruega (1815), este brasão foi oficialmente reintroduzido como brasão nacional em 1819.
O brasão do rei apresenta um escudo dividido por uma cruz branca com bordas vermelhas, que nos primeiro e quarto quadrantes apresenta o escudo dinamarquês com os três leões azuis e os corações vermelhos. No segundo quadrante, o escudo de Schleswig, com dois leões azuis sobre ouro, e, no terceiro quadrante, as três coroas da União de Kalmar (Dinamarca/Suécia/Noruega), uma ovelha (Ilhas Faroé) e um urso polar (Gronelândia). No centro do escudo, um escudo em forma de coração com o brasão de armas da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg. Os porta-escudos são dois "homens selvagens" com paus. O escudo é revestido por um manto púrpura e branco e, por cima, por uma coroa dourada.
Hino
O hino nacional:
Há uma terra encantadora
que se estende por largas faias
Perto da praia salgada do Mar Báltico.
Estende-se por colinas e vales,
Chama-se a velha Dinamarca,
e é o Salão de Freja.
O Hino do Rei:
O Rei Kristian estava no mastro alto, entre fumo e fumos;
A sua espada martelava com tanta força
que o capacete e o cérebro do gótico rebentaram.
Então todos os conveses e mastros inimigos afundaram-se em fumo e fumaça.
"Fujam", gritaram eles, "fujam quem puder fugir!"
Quem pode enfrentar Kristian da Dinamarca numa batalha?"
Cores das bandeiras
- HEX
- #C8102E
- RGB
- 200, 16, 46
- CMYK
- 0, 100, 80, 5
- RAL
- 3028
- Pantone
- 186 C
- HEX
- #FFFFFF
- RGB
- 255, 255, 255
- CMYK
- 0, 0, 0, 0
- RAL
- 9010
- Pantone
- n/a
Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Dinamarca
-
A bandeira nacional da Dinamarca é um símbolo da identidade nacional dinamarquesa e é frequentemente vista como um sinal de unidade e solidariedade. A bandeira foi utilizada pela primeira vez em 1219 e é uma das bandeiras mais antigas do mundo. É também conhecida como Dannebrog e é uma cruz branca sobre um fundo vermelho.
-
A bandeira nacional dinamarquesa, também conhecida como bandeira da Dinamarca, é um símbolo antigo que tem sido utilizado desde o século XIV. Foi utilizada pela primeira vez no século XIV como uma cruz branca sobre um fundo vermelho. No século XVII, a bandeira tornou-se no que conhecemos atualmente, com uma cruz branca sobre um fundo vermelho rodeada por quatro pequenas cruzes brancas. No século XIX, a bandeira foi então oficialmente reconhecida como a bandeira nacional da Dinamarca. Atualmente, é uma das bandeiras mais antigas do mundo e um símbolo da cultura e da identidade dinamarquesas.
-
A bandeira nacional da Dinamarca é uma faixa horizontal de vermelho e branco. A parte superior da bandeira é vermelha e a parte inferior é branca. No centro, encontra-se uma cruz branca que se estende sobre as duas cores. A cruz está alinhada com os lados do retângulo numa proporção de 5:4:5:4. A bandeira é um símbolo da unidade e da liberdade do país.
Descobrir algo novo
Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.