Bandeira de Domínica

Bandeira Domínica, Bandeira Domínica
Rácio de aspecto:
1:2
Símbolo vexilológico:
Bandeira nacional em terra e no mar
País:
Domínica
Capital:
Roseau
Tamanho:
750 km²
População:
69.278
Continente:
América do Norte, América Central
Línguas:
Inglês, língua coloquial comum: Patois (francês insular)
Moeda:
dólar das Caraíbas Orientais (XCD)
Bandeira adoptada em:
02.11.1978

Mais vendido da nossa loja principal

Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

Até à independência, em 3 de novembro de 1978, a colónia britânica da Domínica tinha como bandeira nacional o British Blue Ensign, ou seja, um pano azul-escuro com uma representação da bandeira - a Union Jack britânica - no canto superior. A Union Jack indica a ligação à Grã-Bretanha. Em 1864, a Grã-Bretanha introduziu um sistema de bandeiras em que ?

? Os navios de guerra ostentam o chamado "White Ensign" (bandeira naval), uma bandeira branca frequentemente com uma Cruz de Jorge vermelha contínua e com a Union Jack no canto superior,

? Os navios mercantes têm um "Red Ensign" (também chamado "Civil Ensign", a verdadeira bandeira mercante), uma bandeira vermelha com a Union Jack no canto superior, e

? os navios de serviço ostentavam uma "Blue Ensign" (bandeira do governo => a verdadeira bandeira do Estado), uma bandeira azul com a Union Jack no canto superior.

A partir de 1865, os navios dos governos coloniais foram autorizados a arvorar um "Blue Ensign" com um distintivo na extremidade de voo. Os respectivos governos deviam fornecer os sacos adequados. A Domínica, com administração própria desde 1967, não ostentava um distintivo na bandeira, mas sim o brasão de armas atribuído em 1961.

Quando a Domínica se tornou independente, em 3 de novembro de 1978, foi introduzida uma bandeira verde com uma cruz tricolor (amarela, branca e preta), com um disco vermelho no centro com dez estrelas verdes e um papagaio. A bandeira foi desenhada por Alwin Bully. Até 1990, foram introduzidas algumas alterações: 1981 ordem das cores na cruz, 1988 espelhamento do papagaio em torno de um eixo vertical, 1990 supressão das margens amarelas das estrelas verdes.

A cor verde representa a natureza da ilha e a cruz de três cores representa o cristianismo e a Trindade cristã. O amarelo simboliza o sol e a fertilidade, bem como os mulatos. O branco representa a água e a pureza, bem como os ilhéus brancos. O preto simboliza a terra e os afro-americanos. O disco vermelho representava originalmente o programa de desenvolvimento socialista da ilha. As dez estrelas do disco representam os distritos administrativos espirituais da ilha. O papagaio no centro do disco é um sisserou (Amazon Imperialis), o símbolo nacional da Domínica. Foi retirado do brasão de armas nacional.

Este apresenta duas destas aves como porta-escudos e um escudo de quatro partes. Os campos individuais apresentam motivos regionais: palmeira, rã, barco à vela e bananeira. Acima do escudo, numa conta azul-dourada, um leão britânico dourado. Por baixo do escudo, uma faixa com o lema do Estado em francês: "Aprés Bondies c'est la Ter" => "Depois de Deus vem a terra".

Texto cortesia de Flaggenlexikon.de

De cor verde, com uma cruz centrada de três riscas iguais; a parte vertical é amarela, preta e branca; a parte horizontal é amarela, preta e branca; no centro da bandeira está um disco vermelho com um papagaio rodeado por dez estrelas verdes de cinco pontas amarelas.

Hino

Compositor: Lemuel McPherson Christian Lírico: Wilfred Oscar Morgan Pond

Cores das bandeiras

Grün
HEX
#009A44
RGB
0, 154, 68
CMYK
92, 0, 97, 0
RAL
6024
Pantone
347
Gelb
HEX
#FFCD00
RGB
255, 205, 0
CMYK
0, 10, 98, 0
RAL
2007
Pantone
116
Schwarz
HEX
#000000
RGB
0, 0, 0
CMYK
0, 0, 0, 100
RAL
9005
Pantone
Black
Weiß
HEX
#FFFFFF
RGB
255, 255, 255
CMYK
0, 0, 0, 0
RAL
9010
Pantone
n/a
Rot
HEX
#E4002B
RGB
228, 0, 43
CMYK
0, 100, 89, 0
RAL
3026
Pantone
185
Violett
HEX
#981E97
RGB
152, 30, 151
CMYK
46, 98, 0, 0
RAL
4006
Pantone
254

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Domínica

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira Domínica
A bandeira da Domínica é constituída por uma cruz negra sobre um fundo verde. Os quatro quadrados que formam a cruz são de cor amarela, branca, vermelha e azul. A bandeira simboliza a unidade da Domínica e os quatro grupos populacionais diferentes que vivem na ilha. A bandeira é utilizada desde 1978 e é um símbolo de liberdade e independência.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira Domínica
A bandeira nacional da Domínica foi utilizada pela primeira vez em 1978. É constituída por um quadrado verde e preto com uma cruz vermelha e um sol amarelo. O sol simboliza a esperança e a prosperidade do país, enquanto a cruz é um símbolo da fé cristã. O quadrado verde representa a natureza e a cor preta as raízes africanas da ilha.
É assim que uma IA descreve a bandeira Domínica
A bandeira nacional da Domínica é um triângulo com uma cruz branca no lado superior esquerdo. O fundo é de um verde escuro profundo. No centro da cruz, encontra-se um escudo vermelho com uma árvore. O escudo está rodeado por uma moldura dourada. Por baixo do escudo, encontra-se um elmo dourado assente numa faixa dourada. A parte inferior do triângulo é azul e ostenta três estrelas douradas de cinco pontas, que representam os três distritos do país.

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.