Bandeira de Sérvia

Bandeira Sérvia, Bandeira Sérvia
Rácio de aspecto:
2:3
Símbolo vexilológico:
Bandeira de serviço em terra e no mar
País:
Sérvia
Capital:
Belgrado
Tamanho:
88.361 km²
População:
7.400.000
Continente:
Europa
Moeda:
1 Dinar Sérvio = 100 Para
Bandeira adoptada em:
16.08.2004
Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A forma atual da bandeira da Sérvia foi o sérvio Assembleia Nacional com uma recomendação em 17 de Agosto de 2004. Sérvia era então parte do Estado da Sérvia e Montenegro. Com o rompimento de 2006, a bandeira de seu estado atual como a bandeira nacional.

A bandeira nacional é um tricolor com as cores pan-eslavas.

É composto por três listras horizontais iguais, top vermelho, azul no meio, fundo, branco (heráldico vermelho, azul e prata). A proporção de altura e largura é 2:3. Cada cor ocupa um terço da altura, o revestimento pequeno de braços de Serbia centrado verticalmente e horizontalmente, 5/14, a largura do pavilhão a partir do lado de fora do mastro (à esquerda).

A República de braços com a estrela vermelha de cinco pontas, que estava em uso desde 1946, foi substituído por um casaco coroado de armas, que, como na época do Reino Sérvio (até 1918) contém uma águia de duas.

A bandeira da Sérvia é tricolor, com as cores pan-eslavas, e consiste em três riscas horizontais iguais: vermelha na parte superior, azul no meio e branca na parte inferior, vermelho-azul-prata heráldico. O pequeno brasão de armas da Sérvia está centrado na vertical e na horizontal a 5/14 da largura da bandeira a partir do lado do mastro (à esquerda). Em 17 de agosto de 2004, a Assembleia Nacional Sérvia recomendou a utilização de novos símbolos estatais para a República da Sérvia. Em 2006, o Montenegro proclamou a sua independência através de um referendo nacional e separou-se da união de Estados. Em 8 de junho, a bandeira foi hasteada pela primeira vez em frente à sede das Nações Unidas em Nova Iorque. O brasão da república com a estrela vermelha de cinco pontas, que era utilizado desde 1946, foi substituído por um brasão que contém uma águia de duas cabeças, como no tempo do reino sérvio (até 1918). A bandeira vermelha, azul e branca será mantida com alterações mínimas de cor, de acordo com os desejos dos deputados: Wikipedia.com

Hino

Compositor: Davorin Jenko (9. November 1835 - 25. November 1914) Lírico: Jovan Ðordevic
Letra de música:

Bože Pravde (Deus da Justiça) é o hino nacional da Sérvia. A letra foi escrita em 1872 por Jovan Ðordevic e a música por Davorin Jenko. Bože Pravde só se tornou o hino nacional sérvio oficial com a adoção de uma nova Constituição, em 30 de setembro de 2006. Antes disso, o hino era utilizado pela República e pelos seus órgãos desde a "Recomendação sobre a utilização do brasão de armas, da bandeira e do hino da República da Sérvia"[1], juridicamente não vinculativa, adoptada pela Assembleia Nacional Sérvia em 17 de agosto de 2004.Bože Pravde era o hino nacional do Reino da Sérvia (1882-1918) e fazia parte do hino nacional tripartido do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (1918-1945; Reino da Jugoslávia desde 1929), que era composto pelos hinos nacionais da Sérvia, da Croácia e da Eslovénia nessa altura. Por conseguinte, a Sérvia utiliza atualmente uma versão do texto adaptada à forma republicana de governo, sem referências monárquicas. Bože Pravde Bože pravde, ti što spaseod propasti do sad nas,cuj i od sad naše glasei od sad nam budi spas.Mocnom rukom vodi, branibuducnosti srpske brod,Bože spasi, Bože hrani,srpske zemlje, srpski rod!Srbiju nam Bože brani,moli ti se srpski rod!Složi srpsku bracu draguna svak dican slavan rad,sloga bice poraz vragua najjaci srpstvu grad.Nek na srpstva blista granibratske sloge zlatan plod,Bože spasi, Bože hranisrpske zemlje, srpski rod!Srbiju nam Bože brani,moli ti se srpski rod!Srbiju nam Bože brani,pet vekovne borbe plod,Bože spasi, Bože hrani,srpske zemlje, srpski rod!Srbiju nam Bože brani,moli ti se srpski rod! Deus da justiça, que nos salvou da ruína até agora, ouça nossas vozes a partir de agora e seja nossa salvação a partir de agora. Com uma mão poderosa, defenda o futuro navio sérvio, Deus salve, Deus nutra, terras sérvias, sangue sérvio! Deus proteja a Sérvia nossa, seu sangue sérvio implora a você! Alguns dos queridos irmãos sérvios em cada trabalho esplêndido (a) glorioso, A unidade será a derrota do corno e a celebração mais forte da Sérvia.Que o esplendor da harmonia fraterna brilhe fruto dourado sobre a Sérvia, Deus salve, Deus nutra, terras sérvias, sangue sérvio! Deus proteja a Sérvia nossa, seu sangue sérvio implora!Do túmulo do filho escuro brilha um novo brilho de glória sérvia, um novo tempo amanheceu, nova felicidade, dá-nos Deus.Sérvia, Deus nos defenda, de cinco séculos de luta fruto, Deus salve, Deus nutra, terras sérvias, sangue sérvio!Deus proteja a Sérvia nossa, roga ao teu sangue sérvio!

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Sérvia

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira Sérvia
A bandeira nacional da Sérvia é constituída por três riscas uniformemente divididas, dispostas em vermelho, azul e branco. É um símbolo da unidade do povo sérvio. A bandeira foi reconhecida como emblema oficial do Estado em 11 de novembro de 2010.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira Sérvia
A Sérvia tem a sua bandeira nacional desde 1882. A bandeira é uma faixa tricolor simples, constituída por três riscas horizontais de igual largura em azul, branco e vermelho. As cores simbolizam as três províncias históricas do Estado sérvio: Voivodina, Bósnia e Herzegovina e o território da antiga Sérvia. Desde 2006, a bandeira é também o símbolo oficial do Estado da Sérvia.
É assim que uma IA descreve a bandeira Sérvia
A bandeira nacional da Sérvia é constituída por três riscas horizontais de igual dimensão, com as cores vermelha, azul e branca. As faixas superior e inferior são vermelhas, enquanto a faixa central é azul. No centro da faixa azul, encontra-se uma águia branca de duas cabeças, que simboliza o brasão de armas da nação sérvia. A águia dupla é adornada com uma coroa de flores dourada.