Bandeira de Turquemenistão
Ouvir o hino
Zona verde com uma faixa vertical dominada pelo vermelho, com o desenho de um tapete e dois ramos de oliveira, junto ao mastro; no canto superior direito da faixa vermelha, um crescente branco e cinco estrelas brancas.
Significado
Os preciosos tapetes do Turquemenistão são lendários. Por conseguinte, uma faixa vertical com os padrões de tapetes tradicionalmente mais importantes (os chamados guls) é simbolicamente muito apropriada. Os dois ramos de oliveira na secção inferior fazem lembrar a bandeira das Nações Unidas. Foram acrescentados à bandeira em 1997 e destinam-se claramente a sublinhar a neutralidade do país. O crescente é o sinal do Islão. As cinco estrelas representam as cinco regiões do país. O verde é considerado uma cor particularmente digna no Turquemenistão. Bandeira desde 19 de fevereiro de 1997.
Hino
Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Turquemenistão
-
A bandeira do Turquemenistão foi introduzida em 19 de fevereiro de 2001. A bandeira é um símbolo da independência do país. É uma combinação de elementos tradicionais e modernos e representa a cultura e a história do país.
-
A bandeira nacional do Turquemenistão foi adoptada em 19 de fevereiro de 1992. É constituída por uma cúpula branca simbolizada por uma lua crescente e uma estrela de cinco pontas montada num quadrado vermelho sobre um fundo verde. Esta bandeira representa a soberania do país e é um símbolo da independência e do progresso do Turquemenistão.
-
A bandeira nacional do Turquemenistão é constituída por um retângulo de fundo vermelho sobre o qual estão representados um crescente branco e cinco estrelas. O crescente está rodeado por uma faixa verde que liga as cinco estrelas. O crescente simboliza o Islão, ao qual a maioria dos turcomanos adere, e as cinco estrelas representam as cinco províncias do país. A bandeira é um símbolo da unidade e do progresso do país.
Descobrir algo novo
Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.