Bandeira de Afeganistão

Bandeira Afeganistão, Bandeira Afeganistão
Rácio de aspecto:
2:3
Símbolo vexilológico:
Bandeira nacional em terra
País:
Afeganistão
Capital:
Cabul
Tamanho:
652.000 km²
População:
28.513.677
Continente:
Ásia
Línguas:
Pashto, Dari e outras línguas tribais
Moeda:
Afegão (AFA)
Bandeira adoptada em:
04.02.2002
Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A atual bandeira do Afeganistão apresenta três riscas verticais de cor preta, vermelha e verde. No centro, encontra-se o escudo de armas nacional. A bandeira foi introduzida nesta forma em 05.02.2002. Para além do formato, a bandeira corresponde ao modelo que vigorou no Reino do Afeganistão até 1974, mas com uma representação mais pequena do brasão e, na sua extremidade superior, foi inserida a chachada (credo islâmico). Significado das cores: o preto representa o passado sombrio, o vermelho simboliza o sangue derramado nas lutas pela liberdade e o verde representa o Islão. De igual modo, é possível uma interpretação puramente islâmica das cores: o vermelho é a cor de Omar, o segundo califa; o verde representa os Fatimidas, uma dinastia de califas ismaelitas que remonta ao quarto califa, Ali; e o preto representa os Abássidas, uma dinastia de califas que remonta ao califa Abbas I. Na época do reino, em 1929-1974, as riscas pretas-vermelhas-verdes da bandeira já estavam dispostas verticalmente. Com a chegada ao poder de Mohammed Daud Khan e a formação da república presidencialista, passaram a estar dispostas na horizontal. Após um golpe comunista liderado por M.N. Taraki, foi introduzida uma bandeira comunista vermelha sólida de 1978 a 1980. Após uma revolta e lutas internas pelo poder, B. Karmal subiu ao poder, as tropas soviéticas entraram no país e foi introduzida uma bandeira com riscas horizontais, com um brasão de armas com elementos históricos, complementado por uma estrela vermelha e um Corão aberto. Com a mudança de regime de B. Karmal para o Dr. M. Najibullah, o brasão de armas foi também alterado em 1987. A estrela e o Corão foram retirados. Após a chegada dos Mujahideen ao poder em 1992, foram escolhidas novas cores nacionais, nomeadamente o verde, o branco e o preto. Neste caso, a cor branca representava o futuro. No sentido religioso-islâmico, o branco representa os Omíadas, uma dinastia de califas que remonta ao quinto califa, Moawija I. O brasão nacional do Afeganistão era verde, preto e branco. Durante muitos anos, e ainda hoje, o brasão de armas nacional do Afeganistão apresenta uma mesquita aberta com um nicho de oração e um púlpito de pregação, bem como uma bandeira de cada lado da mesquita, colocada na diagonal. A mesquita está rodeada por uma grinalda de espigas de milho e, desde 1996, também pela shachada.

Texto cortesia de Flaggenlexikon.de

Três faixas verticais (preta, vermelha e verde) com um emblema centrado na faixa vermelha; o emblema mostra uma estrutura semelhante a um templo enquadrada por uma coroa de flores e uma inscrição árabe.

Significado

a faixa negra pretende recordar as históricas bandeiras negras do Afeganistão. A mesquita no centro da faixa vermelha revela, numa inspeção mais atenta, um púlpito (minabar), bem como a indicação tradicional da direção para Meca (mihrab). Por baixo da mesquita está inscrito o ano de 1371, segundo o calendário maometano (ano do calendário gregoriano 1992 d.C.), que recorda o ano da vitória da libertação dos Mujahedin (guerreiros de Deus). Esta zona contém igualmente a inscrição: "Não há Deus senão Alá e Maomé é o seu profeta". A zona verde da bandeira (à direita) simboliza a cor do Islão.

Cores das bandeiras

Schwarz
HEX
#000000
RGB
(0,0,0)
CMYK
(0,0,0,100)
Pantone
Schwarz
Rot
HEX
#D32011
RGB
(211,32,17)
CMYK
(0,85,92,17)
Pantone
485
Weiß
HEX
#FFFFFF
RGB
(255,255,255)
CMYK
(0,0,0,0)
RAL
9010
Pantone
N / A
Grün
HEX
#007A36
RGB
(0,122,54)
CMYK
(100,0,56,52)
Pantone
348

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Afeganistão

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira Afeganistão
A bandeira do Afeganistão foi desenhada há mais de um século e, desde então, tornou-se um símbolo da identidade nacional do país. É uma das bandeiras mais antigas do mundo e foi modificada várias vezes nos últimos anos. A bandeira é uma mistura de preto, vermelho e verde, simbolizando as três cores tradicionais do país.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira Afeganistão
A bandeira do Afeganistão foi introduzida pela primeira vez em 1919, durante o reinado de Amir Amanullah Khan. Desde então, sofreu várias alterações, mas mantém a mesma forma básica. A bandeira atual é constituída por três riscas verticais de cor preta, vermelha e verde, cada uma representando um símbolo dos três principais grupos étnicos do país. No centro, um crescente branco e uma estrela branca, que simbolizam o Islão.
É assim que uma IA descreve a bandeira Afeganistão
A bandeira histórica do Afeganistão é um triângulo simples desenhado em preto, vermelho e verde. A parte superior da bandeira é preta, a parte central é vermelha e a parte inferior é verde. No centro da bandeira encontra-se um emblema branco constituído por uma espada e um livro.

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.