Bandeira de Arménia

Ouvir o hino
Mais vendido da nossa loja principal

Armenien Stockflagge 30x45 cm
4,99 €
Mostrar na loja
Armenien Tischflagge 10x15 cm
4,99 €
Mostrar na lojaConhecimentos de base
A bandeira da Arménia foi introduzida a 15.06.1919. Antes de 1919, uma bandeira vermelho-azul-verde estava em uso não oficial, e principalmente entre os arménios que viviam no exílio. Quando o Exército Vermelho ocupou o país em Abril de 1921, foi introduzida uma bandeira vermelha com iniciais douradas para a República Socialista Soviética Arménia, e permaneceu nesta forma até à formação da Federação Transcaucasiana, incluindo a Arménia em 1922. De 1922 a 1936, a bandeira da Federação era também uma bandeira vermelha. Não era diferente da bandeira da Rússia soviética entre 1918 e 1924. A estrela com o martelo e a foice dentro estava na haste da bandeira, e num semicírculo à sua volta estavam as iniciais da Federação.
Após o fim da Federação, a Arménia aderiu à URSS e adoptou uma bandeira semelhante às utilizadas por todas as repúblicas soviéticas a partir de 1937, bandeiras vermelhas com iniciais douradas, complementadas pelo martelo, foice e estrela em ouro. Em 17.12.1952 foi adoptada uma nova bandeira, com três faixas horizontais na proporção 3:2:3 em vermelho, azul e vermelho. No sotavento, perto do mastro da bandeira, a bandeira mostrou novamente o martelo, foice e estrela na faixa vermelha superior.Em 24.08.1990, a bandeira de 1919 foi restabelecida como bandeira nacional, e em 23.09.1991, foi novamente estabelecida como o símbolo oficial do Estado. Mostra três bandas horizontais em vermelho, azul e laranja. O vermelho representa a liberdade e independência e o sangue que foi derramado na luta por ela, o azul pela paisagem e o laranja pela força e coragem do povo.
O actual brasão nacional da Arménia foi introduzido em 19.04.1992, e mostra um escudo dividido em quatro partes com um escudo cardíaco no topo. Os campos mostram: no primeiro campo, sobre azul, um leopardo dourado olhando para a esquerda e uma cruz isósceles; no segundo campo, sobre vermelho, uma águia voadora, dourada, de duas cabeças; no terceiro campo, sobre vermelho, duas águias douradas entre um sol representado como um anel; no quarto campo, sobre azul, um leão dourado com uma coroa segurando uma cruz com uma longa barra vertical. O pequeno escudo do coração mostra em ouro as montanhas Grande e Pequeno Ararate com a Arca de Noé acima, abaixo das águas do Dilúvio. Os suportes dos escudos são uma águia dourada e um leão dourado. Por baixo do escudo um feixe de ramos de oliveira, um molho de cereais, uma corrente, uma espada e uma fita sem inscrição.
Três faixas horizontais iguais (vermelho, azul, laranja).
Significado
A risca vermelha simboliza o sangue sacrificado na luta pela independência. O azul simboliza a esperança e o céu azul sobre a Arménia. A laranja simboliza a bênção que o trabalho árduo acaba por trazer. Bandeira desde 24 de Agosto de 1990.
Hino
Descobrir algo novo
Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.