Bandeira de Arménia
Ouvir o hino
Mais vendido da nossa loja principal
Armenien Wappenaufnäher / Patch
2,90 €
Mostrar na lojaArmenien kleine Aufnäher / Patch 4x6 cm
2,90 €
Mostrar na lojaConhecimentos de base
A bandeira da Arménia foi introduzida em 15.06.1919. Antes de 1919, era utilizada oficiosamente uma bandeira vermelha-azul-verde, sobretudo entre os arménios que viviam no exílio. Quando o Exército Vermelho ocupou o país em abril de 1921, foi introduzida uma bandeira vermelha com iniciais douradas para a República Socialista Soviética Arménia, que permaneceu nesta forma até à formação da Federação Transcaucasiana, incluindo a Arménia, em 1922. De 1922 a 1936, a bandeira da Federação foi também uma bandeira vermelha. Não era muito diferente da bandeira da Rússia Soviética entre 1918 e 1924. A estrela com a foice e o martelo estava situada na parte inferior da bandeira e, num semicírculo à sua volta, estavam as iniciais da Federação.
Após o fim da Federação, a Arménia aderiu à URSS e adoptou uma bandeira semelhante às utilizadas por todas as repúblicas soviéticas a partir de 1937: bandeiras vermelhas com as iniciais douradas, complementadas com o martelo, a foice e a estrela dourados. Em 17.12.1952, foi adoptada uma nova bandeira, com três faixas horizontais na proporção 3:2:3 em vermelho, azul e vermelho. Em 24.08.1990, a bandeira de 1919 foi reintroduzida como bandeira nacional e, em 23.09.1991, foi novamente estabelecida como símbolo oficial do Estado. Apresenta três faixas horizontais de cor vermelha, azul e laranja. O vermelho representa a liberdade e a independência e o sangue derramado na sua luta, o azul a paisagem e o laranja a força e a coragem do povo.
O atual brasão de armas nacional da Arménia foi introduzido em 19.04.1992 e apresenta um escudo dividido em quatro partes com um escudo em forma de coração no topo. Os campos mostram: no primeiro campo, em azul, um leopardo dourado olhando para a esquerda e uma cruz isósceles; no segundo campo, em vermelho, uma águia dourada voadora de duas cabeças; no terceiro campo, em vermelho, duas águias douradas entre um sol representado como um anel; no quarto campo, em azul, um leão dourado com uma coroa segurando uma cruz com uma longa barra vertical. O pequeno escudo em forma de coração apresenta, em dourado, os montes Grande e Pequeno Ararat, com a Arca de Noé por cima e por baixo das águas do Dilúvio. O escudo é sustentado por uma águia dourada e um leão dourado. Por baixo do escudo, um feixe de ramos de oliveira, um molho de cereais, uma corrente, uma espada e uma fita sem inscrição.
Três riscas horizontais iguais (vermelho, azul, laranja).
Significado
A faixa vermelha simboliza o sangue sacrificado na luta pela independência. O azul simboliza a esperança e o céu azul que cobre a Arménia. A laranja simboliza a bênção que o trabalho árduo acaba por trazer. Bandeira desde 24 de agosto de 1990.
Hino
Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Arménia
-
A bandeira da Arménia é um símbolo do país e da sua história. É oficial desde a independência do país em 1991. É um símbolo da unidade nacional e representa a identidade cultural da Arménia. A bandeira é também utilizada como símbolo de liberdade e independência.
-
A primeira versão da bandeira nacional da Arménia foi introduzida em 1918. Consistia num fundo vermelho com uma cruz branca. Esta bandeira foi utilizada até 1921, altura em que foi substituída por uma nova bandeira com uma faixa azul clara e uma roda solar dourada no centro. Desde 1990, é utilizada a bandeira com um fundo vermelho e uma montanha cor de laranja no centro. Esta é a bandeira utilizada atualmente pela Arménia.
-
A bandeira nacional da Arménia é uma bandeira tricolor constituída por três faixas horizontais. A faixa superior é vermelha, a faixa central é azul e a faixa inferior é cor de laranja. No centro da bandeira encontra-se um símbolo preto que representa uma cruz arménia. Este símbolo simboliza a nação arménia e a tradição cristã.
Descobrir algo novo
Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.