Bandeira de Bangladesh

Bandeira Bangladesh, Bandeira Bangladesh
Rácio de aspecto:
3:5
Símbolo vexilológico:
Bandeira nacional em terra
País:
Bangladesh
Capital:
Daca
Tamanho:
147.570 km²
População:
141.340.476
Continente:
Ásia
Línguas:
Bangla (bengali), com o urdu e o hindi como línguas minoritárias e o inglês muito difundido nas grandes cidades.
Moeda:
Taka (BDT)
Bandeira adoptada em:
16.01.1972

Mais vendido da nossa loja principal

Bangladesh Stockflagge 30x45 cm

Bangladesh Stockflagge 30x45 cm

4,99 €

Mostrar na loja
Bangladesch Tischflagge 10x15 cm

Bangladesch Tischflagge 10x15 cm

4,99 €

Mostrar na loja
Gráficos de bandeiras são bem-vindos para serem utilizados. No entanto, por favor forneça um link para www.bandeiras-nacionais.com como fonte.

Conhecimentos de base

A atual bandeira do Bangladesh foi introduzida em 25.01.1972. Apresenta um disco vermelho sobre um fundo verde escuro, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em 26.03.1971, Dia da Independência, foi inicialmente hasteada uma bandeira semelhante. O disco vermelho estava exatamente no centro da bandeira e continha um mapa dourado simplificado do Bangladesh no seu centro. Em 25.01.1972, a bandeira foi alterada para a sua forma atual, provavelmente devido a problemas de fabrico. A bandeira foi desenhada por Seradschul Alam ("Luz da Bandeira"). O verde é a cor do Islão, mas também representa a paisagem verde, o vermelho simboliza o sangue derramado para alcançar a independência. O disco é o sol da liberdade. As cores verde e vermelha remontam provavelmente a uma bandeira exibida durante uma revolta em Chittagong na década de 1930. Este facto indica a ligação com a Grã-Bretanha. Em 1864, a Grã-Bretanha introduziu um sistema de bandeiras em que os navios de guerra tinham o chamado "alferes branco" (bandeira naval), uma bandeira branca frequentemente com uma cruz de São Jorge vermelha contínua e a Union Jack no canto superior, e os navios mercantes um "alferes vermelho" (também chamado "alferes civil"), a verdadeira bandeira do comércio, bandeira comercial), uma bandeira vermelha com a Union Jack no canto superior, e os navios de serviço uma "Blue Ensign" (bandeira do governo => a bandeira do Estado atual), uma bandeira azul com a Union Jack no canto superior. No dia da independência, foi introduzido um brasão de armas semelhante à bandeira do Estado da época. Continha também o mapa dourado num disco vermelho. O disco tinha um rebordo prateado com quatro estrelas, bem como uma inscrição. O brasão introduzido em 1972 é também redondo, mas monocromático dourado. No interior de um círculo, encontra-se uma representação estilizada de um nenúfar, a planta nacional. Por cima da flor do nenúfar, encontram-se quatro estrelas de cinco pontas, bem como folhas da árvore da juta e, de cada lado, uma espiga de arroz. As quatro estrelas representam os princípios da política do Estado: nacionalismo, democracia, socialismo islâmico e compromisso com o Islão.

Verde com um grande disco vermelho afastado do centro, ligeiramente à esquerda do mastro.

Significado

Este "sol vermelho da liberdade" representa o caminho sangrento do Bangladesh até à independência, enquanto o verde simboliza a terra ou a agricultura.

Hino

Compositor: রবীন্দ্রনাথ ঠাকুর (Rabindranath Tagore) Lírico: রবীন্দ্রনাথ ঠাকুর (Rabindranath Tagore)

Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Bangladesh

Isto é o que uma IA diz sobre a bandeira Bangladesh
A bandeira do Bangladesh foi adoptada em 17 de janeiro de 1972. Simboliza a luta dos bangladechianos pela independência e a esperança num futuro melhor. A bandeira é um símbolo da unidade nacional e da solidariedade do país.
Isto é o que uma IA sabe sobre a história da bandeira Bangladesh
A bandeira nacional do Bangladesh foi adoptada em 17 de dezembro de 1971 como símbolo da independência do país. Trata-se de uma combinação de quadrados verdes e vermelhos nos quais está colocada uma estrela branca de seis pontas. O verde simboliza a esperança e o vermelho representa a coragem do povo do Bangladesh para alcançar a independência. A estrela branca de seis pontas representa os seis grupos religiosos do país, nomeadamente os muçulmanos, os hindus, os budistas, os cristãos, os sikhs e os animistas.
É assim que uma IA descreve a bandeira Bangladesh
A bandeira nacional do Bangladesh é constituída por um quadrado verde e um triângulo vermelho que divide o quadrado verde de cima para baixo. No quadrado verde, encontra-se uma lua crescente branca com a ponta virada para cima. No triângulo vermelho, oito estrelas brancas. A bandeira é um símbolo da liberdade e da independência do país e é um símbolo da solidariedade do povo. O triângulo vermelho simboliza o sangue derramado aquando da declaração de independência. O crescente branco e as oito estrelas representam os oito grupos da população que trabalham em conjunto para criar um Bangladesh unido.

Descobrir algo novo

Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.