Bandeira de Egipto
Ouvir o hino
Conhecimentos de base
A bandeira atual do Egipto apresenta três faixas horizontais de igual largura em vermelho, branco e preto, com a águia dourada (amarela) de Saladino, e foi hasteada na sua forma atual em 4 de outubro de 1984.
O seu desenho remonta à bandeira de libertação árabe introduzida após a abolição da monarquia em 1952. A águia da bandeira atual é, tal como na bandeira de libertação árabe, o símbolo do sultão Saladino e dos seus descendentes, os califas aijúbidas, e uma figura emblemática da unidade árabe. Atualmente, usa um peitoral com as cores da bandeira e segura nas suas presas uma faixa com a inscrição do nome do Estado. Para o Egipto em particular, as cores têm o seguinte significado: o vermelho recorda as batalhas da revolução e o sangue derramado no processo, o branco representa um futuro brilhante e o preto o passado sombrio.Sobre a história da bandeira do Egipto: A bandeira do Vice-Reinado Turco do Egipto (1867-1882) é claramente de origem turca, como se pode ver pelo esquema de cores e pelos símbolos. A bandeira do Reino do Egipto remonta ao verde islâmico, com um simbolismo islâmico que ainda lembra um pouco o período turco. O verde tem também por objetivo recordar o fértil delta do Nilo. Esta bandeira continuou a ser utilizada, mesmo após o fim do Reino (1952), até 1958. A bandeira da VAR (1958-1961) apresenta três riscas vermelhas, brancas e pretas, que já tinham sido introduzidas oficialmente no Egipto com a Bandeira da Libertação Árabe em 1952, complementadas por duas estrelas, uma representando o Egipto e a outra a Síria. Mesmo após o fim da VAR (1961), o Egipto manteve esta bandeira até 1972. No decurso da formação da "Federação das Repúblicas Árabes" entre a Líbia, o Egipto e a Síria em 1972, foi acordado que estes três Estados deveriam usar bandeiras vermelhas, pretas e brancas com um falcão dourado no meio. A única diferença seria o nome do respetivo país na faixa escrita que o falcão segurava com as suas presas. O Egipto adoptou esta bandeira em 1972 e manteve-a até 1984 (a Líbia até 1977, a Síria até 1980). O quadrilátero de cores verde, branco, preto e vermelho é um símbolo de cor especificamente árabe, as cores pan-árabes. As cores (pan)árabes foram oficialmente introduzidas como as cores do Movimento Árabe durante a Primeira Guerra Mundial, quando o Reino de Hejaz se separou do Império Otomano, pelo Xeque Hussein de Meca ? da dinastia Hashemid. As cores têm os seguintes significados: o vermelho é a cor de Omar, o segundo califa; o branco representa os Omíadas, uma dinastia califal que remonta ao quinto califa Moawija I; o verde representa os Fatímidas, uma dinastia califal ismaelita que remonta ao quarto califa Ali; e o preto representa os Abássidas, uma dinastia califal que remonta ao califa Abbas I. O vermelho é também a cor dos Hachemitas. O vermelho é também a cor dos Hashemitas, uma dinastia governamental árabe que remonta provavelmente a Hashem ibn Abd al-Manaf, avô de Maomé. O verde é também a cor do Islão em geral, pelo que não se refere apenas aos países árabes.
Três riscas horizontais (vermelho, branco e preto) com o brasão nacional no centro da bandeira; o brasão nacional mostra uma águia dourada virada para o mastro da bandeira.
Hino
lyrics
Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Egipto
-
A bandeira do Egipto é constituída por três faixas horizontais de cores vermelha, branca e preta. A faixa superior é vermelha, a faixa intermédia é branca e a faixa inferior é preta. A bandeira simboliza a unidade do país e a revolução de 1952, sendo também designada por bandeira do nacionalismo árabe.
-
A bandeira nacional do Egipto é um símbolo da identidade nacional do país. Foi utilizada pela primeira vez em 1882, quando o Khedive Tewfik I a introduziu como símbolo nacional. A bandeira é constituída por três riscas horizontais vermelhas, brancas e pretas, que simbolizam o sangue, a esperança e a resistência da nação egípcia.
-
A bandeira nacional do Egipto é constituída por três faixas verticais de igual dimensão. A faixa superior é vermelha, a faixa intermédia é branca e a faixa inferior é preta. No centro da faixa branca, encontra-se uma cruz egípcia constituída por uma estrela principal vermelha, um crescente branco e duas estrelas brancas. A bandeira simboliza a unidade entre o Egipto e os seus países vizinhos. Simboliza igualmente a luta pela independência e a liberdade do país.
Descobrir algo novo
Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.