Bandeira de Prússia (Reino da Prússia)
Ouvir o hino
Mais vendido da nossa loja principal
Geburtstag- 50. Happy Birthday , Reif erfahren und sexy Flagge 90x150 cm (EHD)
9,95 €
Mostrar na lojaTaino (Indianer) Aufnäher / Patch 8 x 5 cm
2,90 €
Mostrar na lojaConhecimentos de base
A bandeira da Prússia apresentava uma águia negra sobre um fundo branco, que também figurava no brasão de armas prussiano. As suas cores foram uma das origens da bandeira preta-branca-vermelha do Império Alemão. (Fonte: Qikipedia)
As cores preta e branca são também cantadas na canção dos prussianos:
*Eusou prussiano, conheces as minhas cores?
*Abandeira flutua diante de mim, branca e preta.
Quepela liberdade morreram os meus pais,
*Queas minhas cores indicam.
As cores preta e branca, como cores nacionais da Prússia, e a águia preta, como animal heráldico, remontam à Ordem Teutónica no século XIII. Os cavaleiros da Ordem usavam um escudo branco com uma cruz preta. O importante Grão-Mestre da Ordem Teutónica, Hermann von Salza, recebeu a águia imperial negra como sinal de gratidão do Imperador Frederico II, por ocasião da sua nomeação como Príncipe do Império na Bula de Ouro de Rimini, e transportou-a num escudo branco. Este tornou-se o brasão de armas da águia prussiana. A dinastia dos Hohenzollern, que surgiu no século XVII como governante da Marca de Brandeburgo e do Ducado da Prússia e sob a qual os dois Estados se uniram para formar um Estado prussiano unificado, também tinha um escudo "brasonado de branco e preto" como brasão de família desde a época medieval.
Na Segunda Paz de Thorn, em 1466, Casimiro IV da Polónia cedeu a área a leste do Vístula à Ordem Teutónica como um feudo. O resto da Prússia era governado pelo rei polaco, em união com os Estados, e denominado Prússia Real. A bandeira da Prússia Real ostentava a águia negra, de braços dourados, com uma língua vermelha sobre um fundo branco. À volta do pescoço da águia havia uma coroa e, para além disso, a águia tinha um braço blindado com uma espada. Esta parte prussiana da Polónia existiu até à primeira divisão da Polónia em 1772.
Albrecht I de Brandenburgo-Ansbach secularizou a Ordem Teutónica e fundou o Ducado da Prússia na parte oriental do antigo estado da Ordem em 1525. Na sua bandeira, ostentava a mesma águia prussiana com coroa ao pescoço que a parte polaca do país, mas sem braço de espada, em vez disso com um "S" dourado no peito. Em 1657, o Eleitor de Brandeburgo da dinastia Hohenzollern, que já governava o Ducado da Prússia em união pessoal desde 1618, assumiu também a soberania formal do rei polaco. O ducado foi assim absorvido pelo Estado de Brandeburgo-Prússia como um todo. A bandeira com a águia negra foi hasteada ao lado da bandeira de Kurbrandenburg com a águia vermelha até a Prússia se tornar um reino em 1701.
A bandeira do Eleitor de Brandeburgo apareceu pela primeira vez no Mar Báltico em 1 de maio de 1657 e era o emblema nacional da Marinha do Eleitor de Brandeburgo, que foi expandida pelo Grande Eleitor na década de 1680 e operava a partir do porto de Pillau, na Prússia Oriental, e da qual surgiu a Marinha Real Prussiana em 1701.
Fonte: Wikipédia
Significado
A bandeira do Reino da Prússia remonta à coroação real de Frederico III de Brandeburgo em 1701, quando o "Ducado da Prússia" se tornou o "Reino da Prússia". Na bandeira do reino, a águia prussiana passou a ostentar a insígnia real em vez da insígnia ducal. Tornou-se a bandeira do Estado de Brandeburgo-Prússia no seu conjunto, uma monarquia que se chamava "Prússia" desde meados do século XVIII.
A bandeira do reino era branca com a águia prussiana preta coroada no centro. O seu peito era adornado com as letras FR, que significavam "Fridericus Rex". Até 1750, a águia segurava o cetro e o globo nas suas garras. Depois disso, uma espada e um cetro de forma diferente. A coroa passou a ter uma cruz no topo. A partir de 1801, o cetro mudou de novo, tal como a coroa, e as iniciais FR desapareceram. Em 1803, a águia sofreu uma ligeira alteração. Em 1892, a Prússia, que na altura já fazia parte do Império Alemão, recebeu a sua última bandeira com riscas pretas em cima e em baixo e uma nova águia.
As várias províncias em que o Reino da Prússia foi dividido a partir de 1774 tinham as suas próprias bandeiras e brasões, que eram utilizados como emblemas nacionais a par dos prussianos. A bandeira e o brasão de armas da província da Prússia Oriental correspondiam aos da Prússia no seu conjunto. No brasão de armas da província da Prússia Ocidental, o antigo brasão de armas da "parte real" da Prússia anexada em 1772 (águia com braço de espada) manteve-se.
Fonte: Wikipédia
Hino
A canção prussiana:
Eu sou prussiano, conheces as minhas cores?
A bandeira flutua diante de mim, branca e preta;
Que pela liberdade os meus pais morreram,
Isso, marca-o, as minhas cores indicam.
Nunca vou desesperar com medo;
Como aqueles que eu ousarei
|Seja o dia nublado, seja o sol brilhante:
Eu sou um prussiano, eu serei um prussiano! :|
Com amor e lealdade eu aproximo-me do trono,
do qual um pai me fala suavemente;
E como o pai é fiel ao seu filho,
também eu sou fiel a ele, e não vacilo.
Firmes são os laços do amor.
Salve a minha pátria!
|O chamamento do rei entra no meu coração:
Eu sou um prussiano, eu serei um prussiano! :|
Nem todos os dias podem brilhar à luz do sol;
Uma pequena nuvem e um aguaceiro vêm a seu tempo.
Portanto, que ninguém leia na minha cara,
que nem todos os meus desejos prosperarão.
Muitos negociaram comigo de perto e de longe
Comigo muitos se alegraram;
|A sua fortuna é um engano e a sua liberdade uma farsa:
Eu sou um prussiano, eu quero ser um prussiano! :|
E quando a tempestade maligna gira selvagemente à minha volta,
a noite arde com o fogo do relâmpago;
Mas já rugiu pior no mundo,
e o que não tremeu foi a coragem prussiana.
A rocha e o carvalho podem estilhaçar-se,
eu não tremerei;
|Tempestades, choques, flashes selvagens lá dentro:
Eu sou um prussiano, eu serei um prussiano! :|
Onde o amor e a lealdade se alinham à volta do rei,
Onde o príncipe e o povo dão as mãos,
Lá a verdadeira felicidade do povo deve florescer,
Onde a bela pátria floresce e cresce.
Por isso juramos de novo
Ao rei amor e lealdade!
|Firme seja o pacto! Sim, tenham coragem!
Nós somos prussianos, vamos ser prussianos! :|
A estrela prussiana brilhará de longe,
A águia prussiana voará sobre as nuvens,
A bandeira da Prússia será coroada de louros,
A espada da Prússia partirá para a vitória.
E no alto do trono da Prússia
No esplendor da coroa de Frederick
|Governe-nos um rei forte e suave,
e cada peito prussiano seja um escudo para ele! :|
Isto é o que ChatGPT sabe sobre a bandeira de Prússia (Reino da Prússia)
-
A bandeira histórica do Reino da Prússia, também conhecida como a bandeira da Ordem da Águia Negra, foi introduzida em 1701 como símbolo oficial do reino. Consistia num campo branco com uma águia negra que ostentava um escudo vermelho com um escudo dourado. A bandeira era utilizada como símbolo do Estado e como símbolo da autoridade do rei. Era um símbolo do Estado prussiano e era utilizada tanto no país como no estrangeiro.
-
A bandeira do Reino da Prússia era um quadrado branco e azul, introduzido pela primeira vez em 1701. Era utilizada como bandeira nacional do Reino da Prússia e simbolizava a unidade do Estado prussiano. Ao longo dos anos, a bandeira foi modificada várias vezes, mas a combinação de cores branco e azul manteve-se sempre. No século XIX, a bandeira do Reino da Prússia tornou-se finalmente a bandeira oficial do Império Alemão.
-
A bandeira do Reino da Prússia é constituída por um quadrado branco no centro, rodeado por riscas pretas e brancas. A metade superior do quadrado era preta e a metade inferior branca. No centro do quadrado, encontrava-se o brasão de armas da Prússia. A bandeira foi introduzida em 1892 e esteve em uso até 1918. Era um símbolo do Estado prussiano e era utilizada nos edifícios, nos navios e nas formações militares.
Descobrir algo novo
Bandeiras aleatórias da nossa grande base de dados de bandeiras. Deixe-nos surpreendê-lo.